Dinheiro e sucesso: Um bombardeio de crenças negativas


A vasta maioria das pessoas não considera que têm uma situação financeira satisfatório. É possível, pra qualquer um, atingir um patamar muito superior ao que se encontra agora. Para que isso ocorra, uma das coisas principais que precisamos fazer é identificar nossas crenças negativas com relação ao dinheiro, o que nem sempre é fácil. Achamos tão natural pensar de uma certa maneira que nem percebemos pensamentos nocivos que guardamos que acabam com a nossa prosperidade. Além de não perceber, muitas vezes nem sequer temos consciência de que certos pensamentos são apenas crenças negativas (não são verdades mas achamos que são), e que estão nos prejudicando.
Somos bombardeados diariamente com informações que associam o dinheiro e o sucesso a coisas negativas. E isso pode vir da família, da religião, da sociedade, de novelas, filmes e etc. 
Assisti a um filme nesse final de semana que passava uma mensagem desse gênero. O personagem principal do filme é um escritor desconhecido, sem nada publicado, com um emprego medíocre e financeiramente em péssima situação. O diabo aparece pra ele em forma de uma bela mulher e ele vende sua alma em troca de sucesso como escritor. A partir de então sua vida começa a mudar completamente. Os livros são publicados, ele começar a ganhar muito dinheiro. Aí começam os problemas. Ele não tem mais tempo para os amigos devido a muitos compromissos. Passa a não ver mais a família. Um livro de um colega seu é rejeitado, para que o dele seja aceito na editora. Nesse momento, o diabo fala: "para que possa vencer, outro tem que fracassar". Essa frase foi repetida algumas vezes no filme.

Resumindo, ele ganhou dinheiro e sucesso e perdeu as amizades das pessoas, ficou sem tempo para família. As pessoas da editora, que eram ricas, eram bossais e não tinham o menor respeito pelos outros. Diante de tudo isso, se arrependeu amargamente da troca que fez pois ficou muito infeliz. Mensagem do filme: o dinheiro e o sucesso tiram sua paz interior, destrói o relacionamento com amigos e parentes, tornam a pessoas gananciosas e prepotentes e etc...
Essa é a imagem que muitos de nós guarda, uns com mais intensidade, outros com menos, a respeito do sucesso financeiro.

Diante disso, quem é que pode querer enriquecer? Cria-se então um processo inconsciente de auto sabotagem. Se você perguntar a grande maioria das pessoas se elas desejam enriquecer, elas vão dizer que sim, mas, no seu inconsciente, há muitas coisas negativas associadas ao dinheiro e ao sucesso como: "Para que eu seja bem sucedido, outra pessoa terá que fracassar, é a competição", "as pessoas ricas passam por cima dos outros", "pessoas bem sucedidas trabalham demais e não têm tempo pra família". Existem dois lados no seu inconsciente, ponderando as vantagens e desvantagens de ser bem sucedido. A sua atual situação reflete a média desses pensamentos 
Identificar essas crenças exige um bom trabalho de autoconhecimento. Existem vários livros excelentes que falam sobre abundância e prosperidade que pode ajudar você a identificar essas crenças limitantes. Mas não basta apenas identificar a crença, as vezes, mesmo sabendo tendo uma compreensão racional de que ela não é verdadeira, temos um sentimento lá dentro nos dizendo que ela está correta. O melhor seria eliminar completamente a força, o sentimento de verdade que cada negativa nos traz.
Existem hoje algumas ferramentas interessantes para se fazer essa mudança. A mais fácil, rápida e eficaz, sem sombra de dúvidas, chama-se *EFT - Emotional Freedom Techinques ou Técnicas de Libertação Emocional. 
Depois que encontrar as crenças, você poderá utilzar a EFT para eliminar a força desses pensamentos, até que eles deixem de fazer sentido.
Falarei sobre isso com mais detalhes em outra oportunidade.






Texto: André Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cristina Cairo- A Linguagem do Corpo

Raio Dourado